"Pedro e Paulo entregaram a vida como primícias da fé cristã. E pelo testemunho de fé dos apóstolos, nós renovamos no creio a nossa profissão de fé em Jesus, o Messias, o Filho de Deus"
"De tudo isso vem a força, a firmeza e a generosidade de João Batista, que se fez servo para nos ajudar a encontrarmos o Senhor, no peregrinar da vida"
No texto, os bispos reafirmam o compromisso da Igreja com a promoção da vida, da dignidade humana e do bem comum, ao mesmo tempo em que destacam a importância da participação consciente dos cidadãos no processo eleitoral.
"Santo Antônio preocupado também com a dicotomia que existia entre fé e vida na sociedade do seu tempo. Por isso, procurou através da Palavra de Deus formar a vida espiritual, ética e moral do povo, como forma de gerar uma sociedade mais fraterna"
Não queremos negar a fragilidade da Igreja, mas queremos também fazer conhecer a sua dignidade. [...] A Igreja é, portanto, uma comunidade frágil, mas que foi beneficiada por Jesus, através da sua revelação, no seu corpo glorioso da ressurreição
"À luz do Evangelho, a comunidade cristã deve alimentar um clima de fraternidade e de partilha. Deve estar sempre aberta para acolher aqueles que chegam e necessitam de ajuda. Lembrando que para ser cristão, não basta ser bom: é preciso ser justo"